Receita de Colomba Pascal

754
Colomba Pascal

Entre tantas receitas que simbolizam essa data mais que especial, a Colomba Pascal é uma das que não pode faltar na nossa lista.

Se Páscoa é sinônimo de amor, fé e paz, nada como um alimento que nos enche os olhos, é suave, delicado e trás aquele quentinho no coração.

“Conta a lenda que o rei Lombardo Alboino raivoso com os problemas da guerra, se acalmou e desistiu de sua vingança após ter ganhado de um padeiro de Pavia um doce em formato de pomba, proclamando a paz” (www.mundodaeducacao.uol.com.br)

Diferente do Panetone, que podemos classificar como o “primo natalino” da Colomba, a receita leva mais manteiga, ovos e cascas de laranja cristalizadas, substituindo as uvas passas. Além disso, o famoso pão pode ainda ter algum tipo de cobertura, como chocolate aromatizado, amêndoas ou glacê, por exemplo. Este elemento dá um toque mais requintado ao prato e como já falamos aqui, uma receita completa deve ser bonita de se ver, porque sim, comemos também com os olhos!

Como fazer Colomba Pascal?

Tempo de Preparo: 2h 30m

Grau de Dificuldade: médio

Rendimento: 6 porções

Ingredientes para a massa:

  • 5 Xícaras de Farinha de Trigo
  • 4 Gemas
  • 1 Xícara de Açúcar
  • 1 Xícara de Água morna
  • 1 Xícara de Manteiga sem sal derretida
  • 1/2 Xícara de Frutas Cristalizadas e Uvas Passas (ou gotas de chocolate)
  • 1 Colher de café de Essência de Laranja ou Limão
  • 1 Colher de chá de Raspas de Laranja ou Limão
  • 50 g de Fermento Biológico Fresco
  • 1 Pitada de Sal

Ingredientes para a Cobertura:

  • 250 g de Farinha de rosca (ou farinha de caju)
  • 100 g de Açúcar de Confeiteiro ou Granulado de açúcar
  • 4 Claras
  • 1 Punhado de Cajus ou Amêndoas

Modo de Preparo:

1 – Dissolva o fermento na água junto com o açúcar e o sal. O ideal é preparar a colomba numa vasilha grande, para acomodar toda a massa.

2 – Adicione as gemas (de preferência peneiradas), a manteiga, a farinha, as raspas e a essência e misture tudo muito bem. Você pode escolher entre misturar com uma batedeira, uma colher de pão ou até mesmo com as mãos, desde que fique tudo bem misturado, pois a massa ficará pesada.

3 – Agora, abra a massa e acrescente as frutas (ou gotas de chocolate) ao centro. Feche e misture novamente, sovando para que os ingredientes fiquem bem misturados.

4 – Coloque a massa numa forma tradicional de Colomba Pascal ou modele em forma de bola. Cubra com um pano e deixe crescer por cerca de 1 hora.

5 – Enquanto espera, você pode aproveitar para preparar a cobertura. Bata as claras até criar espuma e adicione o açúcar, a farinha e misture. Espalhe a cobertura sobre o pão doce já crescido e acrescente os cajus ou amêndoas por cima, para decorar.

6 – Leve ao forno preaquecido a 180º C por cerca de 30 a 40 minutos, ou até que fique douradinha. Retire e espere esfriar para servir.

Agora que já sabemos a importância da decoração e a história dessa doce receita, vamos ao seu preparo!

Tem algum ingrediente diferente ou alguma dica? Vem contar!

Fonte: Site tudoreceitas.com

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close
Meu Diário de Receitas © Copyright 2021. Todos os Direitos Reservados
Close
Este site usa cookies e tecnologias afins, que são pequenos arquivos ou pedaços de texto baixados para um aparelho quando o visitante acessa um website ou aplicativo. Para obter informações sobre como visualizar os cookies deixados no seu dispositivo. View more
Aceitar